A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Conta Chico

OI  RUI , estava lendo a sua postagem a respeito do PORSCHE 550 quando a minha """" maquina do diabo """" deu CREPE , portanto não consegui ainda ler tudo, no entretanto aquela foto do carro no grid da largada em INTERLAGOS (((( o verdadeiro )))) me parece que é o próprio VONTADE STUCK com o No 1... e não o CIRO CAYRES......!!!!!??????


Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO 


NT: "Vontade" é por que Stuck não parava de correr, abaixo o link sobre o 550 RS. O alemão Hans von Stuck foi piloto da Auto Union e morou no Brasil nos anos 1950. 

Stuck
1934- Stuck num belíssimo sobresterço  com o Auto Union tipo A.


Obrigado Chico, um abração.

Rui Amaral Jr

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Na Ferradura com Duran e outros Alicatões...

De mais de trinta fotos que o Duran encontrou em sua casa, selecionei uma sequencia da mesma data e com que algumas outras que tenho montei este post...aos poucos vou digitalizando todas, algumas muito interessantes como uma da Subida dos Boxes onde ficavam os antigos boxes que era chamado Café. 

 Na 1ª - Marco de Sordi, Alvaro Guimarães, Tide Dalécio já sem o para lamas, Duran, Amadeu Rodrigues, Bé-Clelio Moacyr Sousa- e eu...o mais interessante é que lembro perfeitamente do para lamas do Tide voando em minha direção na freada da curva Três e notem que ele vem uns cem metros à minha frente... 
na segunda Duran, Amadeu, Bé e eu... 
 mais adiante, e tendo deixado os mais lentos para trás, já venho brigando com Marco e Tide...onde está o Tide #37 vinhamos em 4ª marcha de pé no fundo e onde está o Marco #88 pisávamos fundo nos alicates e, eu pelo menos, reduzíamos de 4ª para 2ª marcha direto, isto conforme o cambio. 
mais adiante, eu já vinha brigando com o Alvaro, na foto a dura tarefa de ultrapassar os retardatários, quando colocávamos uma volta neles. Eu tentando deixar o Conde para trás antes do final da curva, Ferradura, e Alvaro já empurrando o Ferraz para tentar me alcançar. Alvaro, um grande piloto, disputar com ele sempre uma honra. Sem falsa modéstia diria eu "briga de cachorro grande!"     
por fim acredito que este podium seja desta corrida, veja Alvaro está em quarto, eu em terceiro, Laercio  em segundo, Mogames em primeiro e Elcio Pelegrini em 5º, estes na mesma volta, como vimos na sequencia em sexto Ferraz uma volta atrás.
Notem nesta foto como na chuva o Duran muda o traçado da Ferradura para fugir do acumulo de água na tangencia... foto de 1979/80 o carro vermelho é de nosso amigo Luiz da Cruz... 


Ao Walter e Duran.

Rui Amaral Jr

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Regulamento Divisão Três

Duran faz pose antes de uma largada!

Já escrevi sobre o Anexo "J" da FIA que regulamenta todas as categorias de competição e os regulamentos específicos que regem cada categoria, todos baseados no Anexo, meses atrás encontramos na casa do Duran o regulamento que regia a Divisão 3 no ano de 1981, notem que as categorias "A" acima de 2.500cc onde corriam os Opalas e Mavevicks e a "B" onde corriam carros até 2.500cc já não existiam, restando a categoria até 1.600cc onde corriam Fuscas, Passats, Chevetes e Fiats, notem a relação de cilindrada dos carros com motores turbo comprimidos que era de 1,40 para 1, assim os Fiats turbocomprimidos corriam com 1.150cc mais o turbo, essa relação anos antes era igual à da Formula Um que com o avanço dos turbos se mostrou inviável pois a diferença de potencia dos motores aspirados para os turbocomprimidos se tornou muito grande  então a relação mudou para que os mesmos tivessem 50% da cilindrada dos aspirados ou seja 3.000cc x 1.500cc mesmo assim no primeiro campeonato mundial de Formula Um os motores BMW da Brabham de Piquet tinham muito mais potencia que os Ford-Cosworth DFV.
Voltando ao nosso regulamento em 1982 quando corremos a TEP - Turismo Especial Paulista - era ele que nos regia com pequenas diferenças entre elas o uso de amortecedores nacionais, em meu caso usava os Barchi reguláveis que apesar de bons não tinham a mesma eficiência dos Koni e outras grandes marcas que usávamos nas corridas do Brasileiro.     








 CTDN - Conselho Técnico Desportivo Nacional. 




No artigo que regulamenta os escapes vocês vão saber o motivo que meus grandes amigos Adolfo Cilento Neto e Ricardo Bock fizeram esta placa horrorosa ( culpa deles não  minha!rsrsrs) que saía  da traseira de meu carro em 1978/79!

Abraços à todos,

Rui Amaral Jr 

NT: Este é o regulamento que vigorou na Divisão Três desde a sua criação no final dos anos de 1960 até sua extinção.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

MEA CULPA...

Piero Gancia empurra sua Alfa Zagato no GP IV Centenário na Barra da Tijuca.


É fácil demais de uma poltrona confortável escrever sobre o que acontece numa pista de corridas, afinal culpar alguém sem conhecimento é um "dom" natural de certas pessoas. Tenho saudades dos textos precisos e concisos de Paul Frère e meu amigo Expedito Marazzi dois grandes jornalistas e pilotos, que como quase todos nós já sentiram suas bundas ardendo num carro de corridas e escreviam sobre o que sabiam, fora eles alguns outros, diria que alguns poucos outros tinham ou têm a consciência exata do que é competir.
Jean Pierre foi crucificado pelo acidente na Argentina, quando a única culpa dele foi o excesso de competitividade a vontade de levar um carro sem combustível até o box. Lembro muito bem quando ao meu lado Jean Pierre foi colocar o capacete, com aquele braço torto e duro pelos acidentes de motocicleta e com o René Bonnet-Renault, sentava no carro meio de lado para poder trocar as marchas, já que o braço que descrevo acima era o direito, e mandar a bota naquele Formula Um.
Jean Pierre não foi o culpado, e hoje acredito que ninguém foi, sua culpa sim foi o excesso de competitividade, como todos outros que mostro acima, sem dúvida alguma um grande piloto, que apesar do acidente, e da culpa de uma imprensa inconsequente deixou sua marca no automobilismo.

Rui Amaral Jr      



1959 - Black Jack empurra sua Cooper T45 no GP dos EUA em Sebring para chegar no quarto lugar, e conquistar seu primeiro titulo mundial. 
Thierry Butsen empurra sua Arrows-BMW no GP de Imola para chegar no segundo lugar.
O Leão desmaia em Dalas ao empurrar sua Lotus.
Walter "Tucano" Barchi empurra seu Escort na chegada das Mil Milhas.
O Urso dá uma carona à Black Jack em Nurburgring.

Jean Pierre Beltoise-Argentina 1971







 Arturo Merzario companheiro de Ignazio Giunti na Ferrari 312P de 3 litros vem embutido num Porsche 971K de 5 litros...era o espirito de tudo!
 Giunti em Buenos Aires
Ignazio Giunti
XIUHTECUHTLI, O DEUS DO FOGO ASTECA
Excelente texto do Caranguejo.