A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

MEA CULPA...

Piero Gancia empurra sua Alfa Zagato no GP IV Centenário na Barra da Tijuca.


É fácil demais de uma poltrona confortável escrever sobre o que acontece numa pista de corridas, afinal culpar alguém sem conhecimento é um "dom" natural de certas pessoas. Tenho saudades dos textos precisos e concisos de Paul Frère e meu amigo Expedito Marazzi dois grandes jornalistas e pilotos, que como quase todos nós já sentiram suas bundas ardendo num carro de corridas e escreviam sobre o que sabiam, fora eles alguns outros, diria que alguns poucos outros tinham ou têm a consciência exata do que é competir.
Jean Pierre foi crucificado pelo acidente na Argentina, quando a única culpa dele foi o excesso de competitividade a vontade de levar um carro sem combustível até o box. Lembro muito bem quando ao meu lado Jean Pierre foi colocar o capacete, com aquele braço torto e duro pelos acidentes de motocicleta e com o René Bonnet-Renault, sentava no carro meio de lado para poder trocar as marchas, já que o braço que descrevo acima era o direito, e mandar a bota naquele Formula Um.
Jean Pierre não foi o culpado, e hoje acredito que ninguém foi, sua culpa sim foi o excesso de competitividade, como todos outros que mostro acima, sem dúvida alguma um grande piloto, que apesar do acidente, e da culpa de uma imprensa inconsequente deixou sua marca no automobilismo.

Rui Amaral Jr      



1959 - Black Jack empurra sua Cooper T45 no GP dos EUA em Sebring para chegar no quarto lugar, e conquistar seu primeiro titulo mundial. 
Thierry Butsen empurra sua Arrows-BMW no GP de Imola para chegar no segundo lugar.
O Leão desmaia em Dalas ao empurrar sua Lotus.
Walter "Tucano" Barchi empurra seu Escort na chegada das Mil Milhas.
O Urso dá uma carona à Black Jack em Nurburgring.

Jean Pierre Beltoise-Argentina 1971







 Arturo Merzario companheiro de Ignazio Giunti na Ferrari 312P de 3 litros vem embutido num Porsche 971K de 5 litros...era o espirito de tudo!
 Giunti em Buenos Aires
Ignazio Giunti
XIUHTECUHTLI, O DEUS DO FOGO ASTECA
Excelente texto do Caranguejo.





10 comentários:

  1. Rui,

    a vontade de competir é grande por parte dos pilotos mas, às vezes, mal interpretada por alguns...

    belo post...

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André...no final esqueci de dizer que se ele é culpado cada um do nós que competiu com vontade também é!

      Abs

      Excluir
  2. Tem posts que são definitivos;
    Esse é um deles.
    Nesses tempos em que nos divertimos em detonar a mídia, cabe uma releitura da AutoSprint: perseguiram Beltoise por anos, injustamente.
    Por outro lado, lançaram uma campanha que levou aos tanques de combustível "emborrachados".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Walter, lia toda semana a AutoSprint e lembro bem.

      Um abraço

      Excluir
  3. - Rui, estas imagens mostram muito melhor, dos que as que vi e comentei no "you tube".
    - Devido a situação de ultrapassar o que ia à frente e mais lento, o Giunti foi surpreendido.
    - Mas haviam alguns regulamentos que abordavam estas situações. Não haviam ?
    - O Matra e o Beltoise se encontravam numa posição afastados da borda da pista e era dramática a situação de tentativa do piloto.
    - O Beltoise tambem poderia ter sido brutalmente atingido .
    - Não se pode esquecer que a "Autosprint", o Giunti, o Merzario e a Ferrari eram e são italianos e Beltoise, francês.
    - Com relação aos tanques emborrachados, êles já existiam e eram usados na F.Ford Inglesa desde 1969 e talvez até antes, mas conforme, você concluirá quem, esta tecnologia era inglesa (aliás o programa "Autoesporte" da Globo, incumbiu o Razia de falar uma besteirada grande sobre êste assunto mêses atrás) .
    - Admiro sua inicialmente imparcial opinião e sigo curioso de observar mais pontos de vista de outros com alguma qualificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nino, toda uma situação complicadíssima, talvez nem pessoas como seu pai, Chico e eu tenhamos condições de explicar.

      Por falar em pai manda um abração p/ ele e outro p vc!

      Excluir
  4. - Ahh !!!
    - Quem são exatamente o Urso e o outro ? (não entendi bem, pois o "a" está craseado).
    - Seriam o Dennis Hulme e o Legendaríssimo Jack Brabham ?

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrsr...às vezes mostro uma intimidade que não tive, é apenas a alegria de um fã mostrando um pouco de seus ídolos...sim Nino o Urso é o Hulme e Black Jack é o legendário Brabham!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. O Nino Achcar fez um bom desafio: um 'post' definitivo como esse so poderia ser complementado por quem tivesse alguma qualificaçao.
    Acho que surgiu esse 'alguem', embora venha por meio de um testemunho de um amigo de Beltoise.
    Johnny Rives conta que ninguem menos que Fangio teria afirmado a Beltoise que o acidente fora apenas uma fatalidade da corrida. Vale ler "Mais comment justifier ma neutralité ? C’est alors qu’intervint un témoignage providentiel : celui de Juan Manuel Fangio soi-même !

    L’ancien champion du monde était unanimement vénéré en Argentine. Comprenant le désarroi de Jean-Pierre, qui devait faire front – assez maladroitement parfois - aux assauts d’une presse impitoyable, Fangio prit sa défense avec un tact et un sens des réalités forçant l’admiration. Il s’exprima à l’encontre de l’opinion générale avec une modération qui ajouta encore de la force à ses arguments." estâ em http://classiccourses.hautetfort.com/archive/2015/02/21/jean-pierre-beltoise-un-formidable-plaidoyer-de-fangio-5564165.html#more.
    Agradeço sempre ao Rui pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí Walter, obrigado, lembrei agora deste comentário de Fangio que li à época mas tinha esquecido completamente quando escrevi o post.
      Foi mais uma das tragédias do automobilismo....que será que nos leva à gostar tanto deste esporte que tira a vida dos que admiramos e no caso do pai do Nino e meu de alguns que são tão próximos?

      Obrigado outra vez Walter, um abraço.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr