A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Conta Chico

Pois bem...me desculpem se escrevo antes do texto do Chico para a foto que vou mostrar abaixo mas simplesmente me deu vontade de outra vez dividir com todos a maneira como escrevo. Montei o "Historias" de uma sugestão do meu amigo Carlos de Paula e para escrever sobre os amigos e o que gosto, o automobilismo, com os amigos estou sempre em contacto, são papos intermináveis pessoalmente ou por telefone com todos; Chico, Ricardo & Ricardo & Ricardo Bifulco, Crispim, Biju, Jr, Arturão, Julio, Manduca, Caranguejo, Duran, Conde, Ronaldão, Claudinho, Fernando, Fabio Poppi, Zuzu, Regina, Cassio, Gláucio, Gabriel, Sergio, e por falar nisso devo uma visita ao Bird, e outros muitos outros e assim vou dividindo com vocês um pouco da historia de nosso automobilismo. Escrevo, ou escrevemos sem prepotência ou soberba, sem pensar que sei o sabemos mais que ninguém dividimos tudo aqui como se estivéssemos papeando sentados numa mureta de box e vocês são sempre muito bem vindos à este papo.
O motivo de todo esse papo é a foto e o e-mail que recebi do Chico contando um pouco sobre ela. Abri o e-mail no sábado ou domingo e resolvi esperar o Caranguejo enviar o Cancha Reta IV para conversar com o Chico depois de fazer o post, o que aliás não contei para ele e hoje liguei perguntado se poderia postar seu comentário na foto. E como sempre nossos papos começam em um parafuso ou roda e acabam em Tazio ou Jimmy, mas enquanto conversávamos fui colocando os nomes nas fotos, quando chegou o de Eloy Gogliano falamos sobre o grande dirigente que com Wilson Fittipaldi idealizou e realizou as Mil Milhas Brasileiras. Ao chegar a vez de colocar o nome de grande Luiz Pereira Bueno veio a mesma emoção de sempre quando falamos dele. Ao escrever disse à ele que o chamava apenas de Luiz, meu irmão e outros o chamavam de Luizinho muita gente o chama de vários apelidos e Chico então me disse que também o chamava de Luiz e assim ficou nosso grande campeão na foto.

Desculpem novamente se me alonguei e um abraço nosso à cada um de vocês.  

Rui Amaral Jr   

     
"... , pois é RUI, vendo a foto da largada da FORMULA FORD da TEMPORADA BUA me veio algumas lembranças à mente, e em primeiríssimo lugar, como não poderia deixar de mencionar o PÚBLICO, AUTODROMO de INTERLAGOS (((( o verdadeiro )))) completamente lotado...!!!!!!!!!!, o que será bom para as nossas OTORIDADES darem uma olhada e porém com as duas mãos na """" cabeça""" para verem onde eventualmente se está errando ..!!!!!!!!!! Agora o GRID , onde talvez eu possa errar alguma coisa, mas vamos lá :::::

EMERSON F. ( LOTUS). RAY ALLEN. ( ROYALE). WILSON F. (LOTUS)

LUIS P. BUENO ( LOLA). LOTUS (?). IAN ASHLEY ( LOTUS)

CHICO L. ( MERLIN ). (?). NORMAN CASARI ( MERLIN). (?) (?)

(?). (?). (?)

PS: Na sétima posição talvez seja eu, pois me lembro que o NILSON CLEMENTE me emprestou seu capacete BELL todo BRANCO, o que da para enxergar na foto... Lembro também de ter chegado em quarto ou quinto e que EMERSON venceu secundado por IAN ASHLEY ... não lembro do número do carro, mas era verde das cores da equipe de S. MOSS pelas quais LUIS P. BUENO e RICARDO ACHCAR corriam... Não se pode deixar de mencionar a variedade de chassis no GRID, tais como LOTUS , ROYALE, MERLIN, TITÂN, CROSLER e mais um que não me lembro......... , """ igualzinho"""" 'as nossas categorias !!!!!!!!!!!???????????????

Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO"

Torneio BUA de Formula Ford - Março de 1970

NT: O Torneio BUA de Formula Ford foi disputado no Brasil em cinco corridas, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, novamente Rio e aqui temos um belo depoimento do Ricardo Achcar sobre a corrida e a final em São Paulo. No link abaixo a Quatro Rodas digitalizada onde vocês encontrarão a matéria sobre a corrida no ano de 1970 na edição de março. A foto comentada é da AutoEsporte de março de 1971.


PS: Na continuação do papo ontem falamos da carreta que comprei do Chico, feita na Porsche, do VW D3 ex Hollyhood que comprei do Luiz, carro que o Julio Caio correu e do painel que o Chico fez para ele, abaixo mostro a foto.
E mais...apenas uma indiscrição...mas provavelmente no ano que entra teremos o livro  "Chico Lameirão" e lá vamos saber mais, muito mais!

  Box em Interlagos autódromo José Carlos Pace, o #27 de Ricardo Bock e ao fundo meu carro repousa sobre a carreta.
 
Largando em Interlagos ao lado de Adolfo Cilento e Duran.

10 comentários:

  1. Olá amigos,
    Rui tenho perguntas a lhe fazer em relação aos Fuscas D3 que você pilotou: na foto do #8 que ilustra a página superior do blog, observando mais atentamente se vê, internamente, que foi removida parte da parede corta fogo , aparecendo a "churrasqueira" entrada de ar. Por que foi feita aquela remoção? Nesta última foto que você postou do #14 ao lado do Cilento a suspensão traseira que você está usando era a mista com os componentes da Variant II? Faço esta pergunta porque aparece na traseira, sob o carro, uma "protuberância". Me parece que o Arturo ou o Amadeu Campos usaram algo assim. Agora, aproveitando o post com a foto do painel elaborado pelo Chico Lameirão, gostaria de comentar a respeito do Fernando Moser, Fusca D3 #80 que por muitos anos foi carne de pescoço para a turma da categoria. O Fernando seguidamente estampava em seu carro a inscrição "Chalé da Praça XV" ou "Restaurante Da.Maria" que eram empreendimentos de gastronomia de seu pai. Fernando tinha, ao lado do restaurante, uma fábrica de...carimbos. Certa ocasião, na oficina de seu preparador, Ovídio Pellegrini, em Porto Alegre, pude observar mais detalhadamente o carro. O painel absolutamente espartano, relóginhos minúsculos de 50mm, carro feito e refeito muuuitas vezes....mas vinha tempo. Característica do Fernando Moser na pilotagem, entre outras, era a de apoiar o antebraço na porta, nas curvas fechadas à direita, como por exemplo, a carva do Tala Larga, em Tarumã. Saía daqui de Porto Alegre para fazer a pole em....Jacarépaguá...O Fernando se foi cedo, aos 38 anos. É isso, um abraço.
    luizborgmann

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  2. Borgmann o Moser era gordo, mas, porem, todavia, um grande bota, acelerava muito!!! Eu não usava a suspensão da Variant II acredito apenas o Jr Lara a usou com eficiência, aquela protuberância é da barra estabilizadora, aqueles dois relógios Smiths são pequenos eu usava apenas os dois à frente, a parede corta fogo da traseira era invertida para dar mais espaço no local do motor e cambio e lá eram colocadas a bomba elétrica de combustível, o filtro de óleo além de outros! Depois escrevo um post e tento mostrar tudo, é verdade o Moser foi cedo demais, ainda bem que está em nossas lembranças.

    Abraços

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  3. Rui,

    estão cada vez melhores essas histórias do nosso automobilismo de outrora...

    e aguardo 'novos capítulos'...

    abs...

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  4. Obrigado André, sabe a maioria de meus amigos não usa e-mail, caso eu fosse lembrar tudo que conversamos ficaria maluco e depois quando estou com eles quero escrever começamos à papear e acaba não saindo nada, ou coisas impublicáveis, e sempre às gargalhadas! Por exemplo, gostaria de escrever sobre o Manduca um grande preparador um amigo querido, mas...

    Um abraço

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  5. Caramba, eu não tinha me tocado, mas esse torneio BUA de FFord é uma linha divisória.
    Quando veio a F2, em 1971, as carreiras já estavam definidas: Emerson, Wilson e Pace eram europeus. Chico, Luiz PBueno eram brasileiros.
    Mas nesse Torneio BUA, estavam os bons.
    Conta mais, Ruy!
    Esse registro precisa ser feito, para que não pareça que só Emerson era bom.
    Tivemos uma safra extraordinária de pilotos e a escolha de Lameirão pelo automobilismo brasileiro nos deu um super campeão brasileiro, mas nos tirou um grande piloto, que certamente brilharia no exterior.

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  6. Oi Walter o Ricardo Achcar já contou aqui a etapa do Rio de Janeiro no mecanismo de busca do Historias vc coloca o nome dele e vai achar muito mais, veja este texto ( http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2013/04/conta-ricardo.html ) , Luiz e Ricardo eram mais velhos que Emerson acho que 10 anos ( não me chinga Ricardo ) e Chico quatro, ele já te contou sobre a opção de ficar, espera que escrevo sobre o torneio todo, lembro muito bem quando sentado nas arquibancadas ouvi aquele zunido e aqueles carrinhos voando em nosso templo!

    Um abraço

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  7. Obrigado, Rui. Vou reler, mas já com outros olhos.
    O 'turning point' foi esse Torneio BUA. A partir de março de 1970, as escolhas seriam feitas.
    Já no Torneio de F2, no fim de 1971 estavam definidos os 'brasileiros' e os 'europeus'.
    No meio disso, alguns 'outsiders', como Giú, Rossi, Lian Duarte, PVDelamare, tentaram a sorte. Parece que mais pela força da grana do que pelo talento.

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    1. Ok Walter, um dia conto a experiencia do Chico na F2 com um Surtees se não me engano.

      Um abraço

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  8. - Ninguém é curioso em saber como o Luisinho, piloto da SMART (Stirling Moss Automobile Racing Team) está aí nesta foto sentado no Lola T200 F.Ford que era de Ricardo Achcar.
    - E mais : Como ele se saiu com este carro rapidíssimo mas de complexo acerto?
    - Conforme um comentário acima, entre os brasileiros que já eram estrangeiros, existia o Achcar, aliás daqueles anos, o primeiro deles todos, o que derrubou o imbróglio político/esportivo existente e criado pelo governo Jango Goulart e que gloriosa e brilhantemente re-abriu o caminho para os brasileiros.
    - Por que Achcar perdeu sua oportunidade de ouro tendo sido contratado pela Lola como piloto de fábrica ? O que provavelmente iria levá-lo às categorias acima e rumo a F1 ( já estava acertado que em 70 ele faria a F3 inglesa e endurance ao lado de Jo Bonnier, colega do bem, que em muito o ajudou e deu força).
    - O Colin Chapman já se foi, mas se fosse perguntado, iria desconversar.
    - O Luisinho também já não está mais e provavelmente iria se enrolar e não querer se comprometer.
    - Mas não duvido nem um pouco que se perguntarem para o Emerson, que ainda está aí, esteve e estava lá.
    - Que o grande campeão vai se esquivar !
    - Será que o Legendário Ferreirinha contaria algo do muito que sabe. Afinal e a esta altura, o que ele teria a perder !

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    1. Oi Nino, gostaria que vc contasse!

      Um abração p/ seu pai e vc!

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Rui Amaral Jr