A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ferrari 312B2-72

Jackie Ickx e a 312B2-72 na Africa do Sul

Ontem meu amigo André do blog POR DENTRO DOS BOXES publicou a foto da Ferrari de Ickx em Kyalami - Africa do Sul -  e comentei que achava muito bonita a frente dela, alguns comentários e nos do Paulo e Marcus Vinicius eles comentam que ela só foi usada neste GP. 
O interessante é que imaginava que tal frente havia aparecido em mais de um GP e fui pesquisar e na verdade foi apenas em Kyalami mesmo.
1972 apesar do aparecimento da Lotus anos antes era uma época em que as equipes na tentativa de melhorar a penetração aerodinâmica dos carros arriscavam várias configurações pois não contavam ainda com todo aparato que hoje temos.
Quero agradecer o André e o comentário de todos e mais ainda o de nosso amigo Walter e dizer ainda que lembro de Ickx pelo grande bota que foi em sua carreira vitoriosa!

    Largada em Kyalami o Rato pula na ponta seguido de Hulme, Stewart, Regga na 312B2 que havia feito o 2º tempo mais atrás a 312B2 #7 de Mario Andretti que foi 4ºº colocado e lá no pelotão de trás Ickx. Com o segundo lugar o Rato partia em busca de seu primeiro titulo!
 Mario
Ickx
 Ickx vencendo em Nurburgring na Alemanha
 Arturo em Brands com esta coisa horrível sobre o motor!
 Ickx em Monza
Regga em  Zeltweg

E por fim Ronnie com a March 721X em Jarama com esta frente absurdamente feia, notem como apesar da suspensão dura os carros da época rolavam muito mais que os atuais!

13 comentários:

  1. Os F-1 da década de 1970 e início dos anos 1980 são os mais lindos!

    ResponderExcluir
  2. Belo post!
    Na temporada de 1972, teriam havido outras pistas rápidas, como Kyalami, mas a Ferrari nâo voltou a esse bico.
    Que era muito mais bonito do que o radiador puro e simples, como se ve das outras fotos

    ResponderExcluir
  3. Muy bella Ferrari, especialmente con la configuración de Kyalami.
    También me gusta el March 721X.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  4. Rui,

    o Ferrari 312B2 se tornou um modelo especialmente raro...

    abs...

    ResponderExcluir
  5. Rui, como disse no "pordentrodosboxes", além de Kyalami, Regazzoni ainda usou esta frente nos treinos de Jarama, mas na corrida de Espanha voltou á frente normal.

    Paulo Alexandre Marques

    ResponderExcluir
  6. Sim Paulo, mas parece que não deu certo, veja que interessante na foto da largada metade dos carros com asas dianteiras e metade com frentes semelhantes à da Ferrari!

    ResponderExcluir
  7. E já agora, nas boxes Ickx tem o autocolante da Firestone na frente do carro, mas na pista já não tem.
    Eram frentes para dar e vender.
    De referir que neste GP (na foto não dá para ver, está lá no fim da grelha) estreava o carro mais estranho que a F1 já viu. O Eifeland.

    Paulo Alexandre Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja que na largada tem um adesivo na frente do carro dele, deve ter caído. O Eifeland era um March e como dizemos por aqui uma tranqueira, nem Stommelem fez o carro andar!

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr